CORTICOIDES, “MOCINHOS” OU “BANDIDOS” NA LUTA CONTRA A DERMATITE SEBORREICA?
- Carla Caetano Tricologista
- 6 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jan.

Por: Carla Caetano, tricologista, docente e defensora da ideia de que a saúde capilar deve estar ao alcance de todos.
Se você já consultou algum especialista para tratar aquela Dermatite Seborreica insistente e que já estava levando você à loucura com tanta coceira e descamação, é grande a chance de algum corticoide ter sido prescrito para o tratamento, já que eles tem um papel de destaque na tricologia. Não é exagero dizer que são verdadeiros "coringas" no tratamento de diversas condições capilares, desde inflamações simples até doenças autoimunes complexas.
Mas será que eles serão sempre a melhor escolha e o tratamento mais indicado para todos os casos?
Vamos conversar sobre isso de forma simples mas com base em ciência sólida.
O QUE SÃO CORTICOIDES E POR QUE ELES SÃO TÃO USADOS?
Os corticoides são medicamentos extremamente versáteis, usados principalmente para tratar inflamações e doenças autoimunes. Sua ação é poderosa: eles aliviam sintomas como dor, prurido, estímulo e queimação, além de ajudar a conter inflamações graves. Por isso, são utilizados em patologias como dermatite seborreica, dermatite atópica, alopecia areata, líquen plano pilar e alopecia frontal fibrosante, dentre outras.
Podem ser encontrados em diversas formas de apresentação, como cremes, pomadas, loções, xampus ou até comprimidos para uso sistêmico e cada tipo de corticoide tem uma indicação específica e deve ser usado sempre sob orientação de um profissional da saúde.
SIM, MAS E OS RISCOS? QUANDO ELE PODE SER O “BANDIDO” PELO USO INADEQUADO?
Apesar de serem potentes e eficazes, os corticoides não são isentos de riscos. Infelizmente, seu uso indiscriminado é comum, e pode gerar complicações. Na minha prática clínica, é frequente atender pacientes que usaram corticoides tópicos por longos períodos, sem acompanhamento profissional, e que tiveram efeitos colaterais como atrofia da pele, efeito rebote e sensibilidade no couro cabeludo.
Por isso, é essencial que o uso do corticoide seja feito com responsabilidade e sempre acompanhado por um profissional prescritor, que saberá ajustar a dose e o tempo de tratamento.
EXISTEM ALTERNATIVAS AOS CORTICOIDES?
A pergunta que muitos pacientes fazem é: "Existe algo que possa substituir os corticoides?" Felizmente sim. Com os avanços da ciência temos opções chamadas de “corticoide free” ou “corticoide like”, que, tal como os corticoides, possuem ações anti-inflamatórias e imunomoduladoras, bloqueando citocinas e interleucinas que desencadeiam processos inflamatórios.
Ou seja, eles ajudam no processo de cicatrização e regeneração da pele, oferecendo resultados eficazes com menos efeitos colaterais.
POR QUE EM ALGUNS CASOS OS CORTICOIDES AINDA SÃO NECESSÁRIOS?
Embora existam alternativas incríveis, os corticoides continuam sendo indispensáveis em casos onde a inflamação seja muito grave, quando exista risco de agravamento rápido ou em casos específicos, de difícil controle, sempre com acompanhamento médico. Nesses casos, passada a gravidade do problema, pode ser indicada a introdução dos ativos “corticoide free” para manutenção dos resultados e prevenção de recaídas, havendo inclusive linhas de produtos home care já disponíveis com essa tecnologia.
As pesquisas com esses ativos são recentes, mas já estão disponíveis em linhas como a CALM, com shampoo e loção Prebiotic com “corticoide like”, que temos disponível na nossa loja online. Caso você queira conhecê-la aqui está o link. Clique e conheça
ENFIM, NEM “MOCINHO” NEM “BANDIDO”...
Apenas uma ferramenta que deve ser usada de forma consciente, com indicação profissional e com responsabilidade no uso, seguindo sempre os prazos e quantidades indicados.
O bom é que hoje a tecnologia nos permite ter a orientação de um profissional especializado através de uma consulta de tricologia online (link para agendamento comigo), afinal, a saúde capilar é cada vez mais resultado de escolhas equilibradas e bem informadas.
Você conhece alguém que se beneficiaria do que tratamos aqui? Compartilhe!
Informação de qualidade é o primeiro passo para um autocuidado mais consciente, eficaz, e, porque não, prazeroso.😊
Comentários